GESTÃO DA PRODUÇÃO


A manutenção tem papel estratégico nas operações de qualquer empresa. Uma má gestão da manutenção traz perdas de produtividade, eficiência, tempo e dinheiro à empresa. Manutenção é correção, conserto, de preferência de forma a não parar o processo produtivo.

Uma correta e eficiente Gestão da Manutenção ocasiona:

I - Aumento da segurança: equipamento em boas condições de operação significa segurança para o operador e operação em si;

II - Melhoria da qualidade: quanto menores as paradas para manutenção, maior será a disponibilidade do equipamento e sua taxa de utilização;

III - Aumento da confiabilidade: equipamentos de acordo com as especificações técnicas ajudam a garantir produtos com maior qualidade;

IV - Redução de custos: evita paradas não programadas, que ocasionam desperdício de tempo de equipamento e de mão-de-obra.

É correto o que se afirma em:


I, II


II, III, IV


III, IV


I, II, III


I, IV

Um gerente de produção definiu uma tarefa interessante ao novo trainee da empresa: que ele encontrasse o índice de disponibilidade (D) da máquina M7 da linha de envase de cosméticos naturais. Para tal, o trainee encontrou em primeiro lugar o tempo médio entre falhas que foi de 83 horas, e posteriormente ele encontrou o tempo médio de reparo da M7, que era de 2,7 horas. Assinale a seguir a alternativa que traz o correto índice de disponibilidade da M7, encontrado pelo trainee.


96,85%


9,68%


95,85%


98,76%


9,55%

Um gerente de produção precisa calcular a confiabilidade para o sistema produtivo que ele gerencia. Este sistema é composto por: corte, dobra, solda, lixa, pintura. As confiabilidades individuais de cada equipamento são, na ordem apresentada acima: 92%, 89%, 84%, 81%, 93%. Assinale a alternativa que traz a confiabilidade correta deste sistema.


51,81%


52,84%


90,81%


67,10%


81,82%

Ainda falando sobre a 4ª Revolução Industrial, importante tema que é, podemos separar os impactos que ela está ocasionando no mundo em três categorias, a saber:

I - Economia e negócios: o líder precisa saber aprender continuamente, estar em constante evolução para acompanhar as transformações do mundo, além disso não haverá consumo de produtos e sim de serviços, as hierarquias nas empresas serão flexíveis, com novas maneiras de medir e recompensar o desempenho, foco na atração e retenção de talentos (link com a gestão do conhecimento);

II - Territórios locais e globais: os habitantes estão agora empoderados, detendo informações antes consideradas privilegiadas, há que se ter atenção especial para a questão da segurança, tanto a nível pessoal quanto empresarial e regional (drones, guerra cibernética, etc);

III - Sociedade: o mercado de trabalho está ficando enviesado para um conjunto limitado de competências técnicas, elevando os riscos de desigualdade, além de estar tornando nossa sociedade individualista.

É correto o que se afirma em:


I, II


III, apenas


I, II, III


II, III


I, apenas

Takt time é o tempo médio de saída entre duas unidades de uma dada linha, ou o ritmo de produção de uma peça para atender à demanda. O takt time é calculado dividindo o tempo de trabalho disponível pela demanda do mercado.

Um gestor foi contratado para gerir a planta fabril de uma fabricante de panelas e utensílios domésticos de alumínio. O diretor o encarregou primeiramente de desenvolver e implantar o programa Lean Manufacturing na empresa. Por isso, o novo gestor decidiu calcular o takt time do processo de panelas de pressão. Ele observou que a empresa trabalha 480 minutos/dia, e para os 20 dias úteis do mês ele tem uma demanda média de 19200 peças.

Analise a situação-problema e assinale a alternativa que traz corretamente o takt time (tempo takt, TT) deste processo em questão.


60 segundos


5 segundos


1,5 segundos


30 segundos


15 segundos

Os sistemas produtivos podem ser classificados em sistemas empurrados ou puxados. Os empurrados são aqueles em que a produção se inicia sem que haja de fato encomenda pelos produtos, ou seja, produz-se para estoque, por previsão de vendas. Os puxados são aqueles em que a produção se inicia somente após a encomenda, o pedido, do cliente.

O Planejamento e Controle da Produção (PCP) no sistema puxado tem algumas peculiaridades, operando na seguinte sequencia:

I – o PCP fornece um programa de montagem final de acordo com a demanda;

II – a linha de montagem final requisita a quantidade de peças necessárias, nos tempos necessários, das estações de trabalho ou das linhas que alimentam a montagem final. As peças são movidas e controladas em contenedores padronizados e de tamanho pequeno;

III – as estações de trabalho alimentam a linha de montagem final e fabricam peças para substituir as requisitadas;

IV – estas estações de trabalho, por sua vez, requisitam as quantidades de peças necessárias para as estações de trabalho que as alimentam;

V – cada estação de trabalho repõe as peças no momento certo e em quantidades certas, conforme as necessidades das estações de trabalho que alimenta;

VI – o PCP fecha as ordens de produção e o departamento comercial as recolhe na produção para que sejam destinadas por ele aos clientes.

Analisando o exposto e os conteúdos abordados no livro recomendado, é correto o que se afirma em:


II, III, IV, V, VI


II, III, IV, V, VI


I, II, III, IV, V


III, IV, V, VI


I, III, IV, V

A globalização veio para conectar o mundo em busca de maiores potencialidades nas trocas comerciais, fomentando de maneira justo e meritocrática o desenvolvimento de países que antes eram impossibilitados de venderem para o resto do mundo.

Diante deste contexto, podemos levantar os cinco fatores principais que contribuíram para que o mundo se tornasse tão globalizado como o é neste século XXI. São eles:

I - O enriquecimento demasiado da população mundial, o que provocou aumento surpreendente de produtos ofertados ao mercado;

II - A alta tecnologia, principalmente nos meios de comunicação de massa;

III - Os blocos econômicos, que regionalizaram o mercado de bens e serviços;

IV - As organizações internacionais, agentes que impulsionam a integração mundial;

V - As empresas transnacionais, players que ultrapassam fronteiras e se instalam em toda a parte do mundo.

É correto o que se afirma em:


I, III, IV, V


II, IV, V


I, II, III, V


III, IV, V


II, III, IV, V

A 4ª Revolução Industrial é impulsionada por três categorias, a saber:

I - Física: Internet das Coisas (IoT), conexão das coisas através de redes inteligentes, conexão empresa-residência-veículo, veículos/casas/empresas/hospitais/escolas/cidades inteligentes e dialógicas, conexão das 3 internets (comunicação + energia + transportes);

II - Digital: veículos autônomos, impressão em 3D, robótica avançada, novos materiais;

III - Biológica: inovações na genética, biologia sintética (modificar organismos já existentes, alterando seus códigos genéticos, sendo possível criar organismos personalizados), engenharia genética (modificar seres vivos adaptando-os a condições adversas), possibilidade de recriar órgãos, questões éticas em alta.

Ainda sobre a 4ª Revolução Industrial, com base no exposto acima e no livro recomendado para leitura, é correto o que se afirma em:


I, apenas


III, apenas


I, II


II, apenas


I, II, III

A indústria 4.0 veio para revolucionar a maneira de gerir, comercializar e conectar-se com o mundo. Porém, é importante frisar que foi preciso passar por outras 3 revoluções até chegar nessa 4ª.

De forma resumida, as 4 revoluções industriais são:

I - 1ª Revolução: entre 1760 e 1840, advento da eletricidade e da linha de montagem;

II - 2ª Revolução: final do século XIX, advento da máquina a vapor e ferrovias;

III - 3ª Revolução: década de 60, revolução digital ou do computador;

IV - 4ª Revolução: virada do século, inteligência artificial, robótica, internet das coisas, etc.

É correto o que se afirma em:


II, III, IV


I, II, III


III e IV, apenas


I, II, III, IV


II e IV, apenas

Um gerente de produção precisa calcular a confiabilidade para o sistema produtivo que ele gerencia. Este sistema é composto por: corte, dobra, solda, lixa, pintura. As confiabilidades individuais de cada equipamento é, na ordem apresentada acima: 92%, 89%, 84%, 81%, 93%. Assinale a alternativa que traz a confiabilidade correta deste sistema.


67,10%


90,81%


51,81%


81,82%


52,84%